segunda-feira, 21 de março de 2011

Ponte D'arco. I

I
ELA havia dado sua empreitada, desta vez, deixando rastro. Recolheram o corpo perfurado como que por uma enorme lança e, aparentemente    seu ferrão era como um metal duro. Ele jazia no banco de seu caminhão envolto de uma espécie de mucosa nauseabunda, fétida e escarlate, que escorrida do teto ao chão do automóvel. O capô estava abaixo duma substância branca e grudenta. Maldita revés do caminhoneiro. Por que passara por debaixo da ponte naquele instante? Ela provavelmente estava adormecida, mas acho que passou todo esse tempo procriando suas filhas cujas funções era proteger o seus lares e, teceram suas teias nas laterais da ponte, que fora interditada depois do ataque. Onde será que ela se manteve por todo esse tempo? Qual toca se aprofundara? Temo que não seja uma toca.
Houve um tempo que por aqui outra ponte tomava o lugar desta. Uma ponte frágil, de madeira ainda. Logo nos primórdios ainda caipiras da cidade. Aconteceu uma tempestade que parecia eterna e era aborrecida: seus relâmpagos no céu noturno causavam trovões que, arrisco dizer, acordara-as. Sim, acordou-as, pois devia haver mais. Então, nesta noite de ira, o rio enchera, e muitos podem discordar de mim, mas espertou-as. Na semana seguinte, o sol estava acalorando as margens do rio – que ainda era límpido – e estas criaturas, enormes, negras, derrubaram a ponte, mas isso pode ser apenas uma lenda para explicar o que há agora.
Construíram, depois, esta ponte cuja arquitetura é resistente: de arco. A Ponte D’arco. Acho que estamos num tempo de horror. Ninguém se arrisca a atravessar para o outro lado. Para o resgate do caminhão, foi necessário dez policiais armados escoltando o cara do guincho que conectara o enorme carro ao caminhão, mas ELA não apareceu.
Dias depois ELA interditou a passagem por si própria suas teias cobriam a ponte com diversas redes e suas filhas a ajudava: Pontos negros no meio da cobertura.

(Continua...) 

Esta, é uma narrativa que se prossegue...

Não deixem de ler!

3 comentários:

  1. Só que esses "continua" estão me matando aqui, acho que vou fica um mês sem entrar pra ler tudo de uma vez...

    ResponderExcluir
  2. Só que esses "continua" estão me matando aqui, acho que vou fica um mês sem entrar pra ler tudo de uma vez... ²

    ResponderExcluir
  3. O tempo me é como o talher na sopa: Bloqueia cada letrinha.
    Mas insistente vou, aos poucos, postando tudo...

    Leiam! Já está disponível a segunda parte!

    http://letrarlhetu.blogspot.com/2011/03/ponte-darco-ii.html

    Obrigado pela correnteza que fazem a este rio.

    ResponderExcluir